A cultura Sneakerhead vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, não diferente, os sneakers vêm ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras das lojas e nos pés da galera. Mas antes de fazer parte dessa tribo, você sabe de onde ela surgiu?
A Origem
O princípio dessa subcultura se deu nos Estados Unidos, em meados dos anos 80, a partir do surgimento do movimento Hip Hop que foi responsável por incluir em seu visual 'Fresh' (descolado) tênis esportivos, mais precisamente, tênis para jogar basquete.A adesão dos tênis pelos DJs, rappers e MCs foi o que causou o surgimento da cultura Sneaker entre os jovens da periferia de NY, que viam no Hip Hop a identidade que não tinham encontrado até então.
BOOM! A partir daí os tênis dos ídolos do basquete deixaram de ser vestidos somente nas quadras e passaram a ser usados nas ruas.
Na figura, o exemplo de um dos primeiros Converse que era usado pelo superstar da NBA, Julius Erving.
Uma marca que ganhou o público nesse cenário foi a Adidas. Difícil de acreditar, mas, até então, a marca alemã era pouco conhecida na sociedade estado-unidense e precisou de um empurrãozinho do Run-D.M.C para deslanchar no mercado americano. Essa ajudinha veio a partir da música "My Adidas", escrita pelo grupo de rap; A música virou hit, como consequencia, jovens procuravam nas lojas o modelo usado pelo Run D.M.C.
O grupo de rap convocava seus fãs para irem com seus Adidas Superstar nos shows
Jam-Master Jay, DJ Run e Darryl "D.M.C." foram algumas das primeiras personalidades fora do universo esportivo a serem patrocinados pela marca das 3 stripes.
A Puma também se destacava no visual da galera do Bronx.
Sempre quis saber como surgiu essa cultura. Ótimo texto!
ResponderExcluir