terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Dicionário do Sneaker


A cultura sneaker é de origem estado-unidense e por isso possui termos bem específicos que fazem parte somente desse universo.Esse post será para ajudar a entender um pouco do dialeto dos sneakerheads.

Sneakerhead


É o termo dado para o adepto da cultura urbana Sneaker. Ou seja, é aquele indivíduo que foi picado pelo bichinho do Sneaker. Não necessariamente é um colecionador, mas sim um apreciador da arte dos tênis.

Beaters


São aqueles tênis preferidos do Sneakerhead. Independente se ele tem 10 ou 1000 pares de tênis, ele sempre vai calçar esse par. É bem comum que os colecionadores tenham mais de um par desse mesmo tênis, um par é para usar e o outro é para o Deadstock.


Deadstock (DS)


Deadstock é aquele par que nunca foi calçado, nem mesmo provado pelo dono. Bem comum entre os colecionadores, é motivo de orgulho para uns e de completa revolta para outros. (Pra mim, tênis foram feitos para usar). 


Colorway


Nome dado a combinação de cores de um sneaker. Tem nomes bem característicos, como a cor preta do Adidas Yeezy Boost 350 aí de cima, se chama 'Pirate Black'. Algumas colorways são muito raras e por isso são altamente colecionáveis.


Retro


São os modelos que foram relançados, embora as marcas tentarem reproduzir  exatamente como o modelo original, sempre há diferenças sutis, e essas diferenças não passam despercebidas pelos sneakerheads.


OG's


São os pares originais, do primeiro lançamento de determinado modelo de tênis. Um exemplo é o Air Jordan 1, os originais (OG) são os lançados em 1985, qualquer par que não seja desse ano, é um retro.

Collab


É a colaboração entre artista ou designer e uma marca em um determinado modelo. Uma das collabs mais famosas dos últimos tempos é a collab entre a marca do rapper Kanye West e a Adidas, nascendo assim o Yeezy Boost.

Limited Edition 


É um tênis produzido em quantidades limitadas e disponível em pouquissímas lojas. Um grande exemplo é o Nike Air Mag, do filme De Volta Para o Futuro.

Crease


É aquela marquinha de uso nos tênis, mais comum entre o bico e os cadarços. É inevitável em qualquer tipo de tênis.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Cultura Sneakerhead, a Origem.


A cultura Sneakerhead vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, não diferente, os sneakers vêm ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras das lojas e nos pés da galera. Mas antes de fazer parte dessa tribo, você sabe de onde ela surgiu?

A Origem

O princípio dessa subcultura se deu nos Estados Unidos, em meados dos anos 80, a partir do surgimento do movimento Hip Hop que foi responsável por incluir em seu visual 'Fresh' (descolado) tênis esportivos, mais precisamente, tênis para jogar basquete.

A adesão dos tênis pelos DJs, rappers e MCs foi o que causou o surgimento da cultura Sneaker entre os jovens da periferia de NY, que viam no Hip Hop a identidade que não tinham encontrado até então.

BOOM! A partir daí os tênis dos ídolos do basquete deixaram de ser vestidos somente nas quadras e passaram a ser usados nas ruas.

Na figura, o exemplo de um dos primeiros Converse que era usado pelo superstar da NBA, Julius Erving.


Uma marca que ganhou o público nesse cenário foi a Adidas. Difícil de acreditar, mas, até então, a marca alemã era pouco conhecida na sociedade estado-unidense e precisou de um empurrãozinho do Run-D.M.C para deslanchar no mercado americano. Essa ajudinha veio a partir da música "My Adidas", escrita pelo grupo de rap; A música virou hit, como consequencia, jovens procuravam nas lojas o modelo usado pelo Run D.M.C.




O grupo de rap convocava seus fãs para irem com seus Adidas Superstar nos shows 


Jam-Master JayDJ Run e Darryl "D.M.C." foram algumas das primeiras personalidades fora do universo esportivo a serem patrocinados pela marca das 3 stripes.




A Puma também se destacava no visual da galera do Bronx.